#8 COLETIVO - RAFAEL TAVARES /

19 de março à 17 de abril de 2015

“Arte para todos e todos para arte.” Assim o artista Rafael Tavares define seu trabalho, que será exposto na El Clandestino Galeria de Arte a partir do dia 19 de março, às 19h. Rudimentares, desalinhadas ou mal acabadas, suas pinturas são feitas de stencil, colagem, tinta escorrida e muita sujeira. No entanto, Rafael Tavares não enxerga preconceito ou conservadorismo no "isso até eu faço", pelo contrário, seus trabalhos têm o desejo de instigar tal comentário.  Com raras exceções, como na série Abstratos Urbanos, a figura humana quase sempre está presente nas criações do artista plástico. É o caso da coleção O Amor É Para Todos, um apanhado de mais de 100 quadros que faz reverência à sensualidade ou à ausência dela em corpos que se mostram despreocupados com as convenções sociais ou, em última instância, como se fossem produtos de uma indústria cultural expostos à venda. Para esta exposição, A El Clandestino exibe uma criteriosa seleção de trabalhos do artista, obras de vários momentos de sua carreira. Rafael enxerga a arte como efêmera, segundo o artista ela “nasce, cresce e morre”.

Para ele, esta exposição na El Clandestino representa o fechamento de ciclos. O artista = antecipa. “Na vernissage vou realizar uma performance questionando o valor da arte, para onde estamos indo, a busca por um padrão, a arte como valor comercial, entre outras tantas questões. Será o momento de refletir sobre o próprio trabalho.”

Ainda sobre a temática de sua obra, Rafael explica o porque da representação das caveiras: “Somos todos iguais, a caveira representa isso, ela é a igualdade de tudo”. Outra novidade desta exposição é que algumas obras não estarão na galeria, mas sim no Arte Final Tattoo Studio, um estúdio de tatuagem + barbearia + loja que abrirá as portas também em março, na mesma rua da El Clandestino. “A arte precisa estar em outras paredes, não só na galeria. É quando ela ganha as ruas que ela faz sentido. Para as exposições deste ano, queremos propor outros caminhos e esta parceria com a Arte Final é um grande início”, comenta Sarah Pinnow, proprietária da El Clandestino, ao lado de João Guilherme da Costa.

o artista /

Curitibano, nascido em 1980, formado em Artes Visuais com Ênfase em Computação pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós-graduado em Design Gráfico Estratégia Corporativa pela Univali SC, Rafael passeia por diversas técnicas e suportes.

voltar para exposições