#16 EXPERIÊNCIA ACUMULADA EM NÓS / exposição de Lena Muniz

17 de março à 22 de abril de 2016

A exposição Experiência acumulada em Nós trabalha com a ideia de que as substâncias transbordam quando controladas excessivamente, originando volumes. Lena Muniz, joinvilense residente entre Curtiiba e Florianópolis, se apropria de nós como procedimentos para impedir o vazamento, tentando limitar, conter, estrangular, etc. "O controle sobre os corpos provoca resistência. Os tecidos resistem à extensão deles no limite assim como a fibra que preenche resiste em ser compactada por ser resiliente, tem vontade própria e deseja expandir novamente.

Os nós finalizam as costuras, impedem que o fio ou linha se solte. Um grande nó estanca dialeticamente as questões. Um grande nó pode ser um dilema ético, um limite para os sujeitos intensionados. Um grande nó engessa, concreta nos impasses. Um ponto cirúrgico estanca o sangue. Os pontos que são nós estancam a natureza, impondo limites, controlando. Um nó pode ser emoções em demasia e podem transbordar do coração". Destaca a artista. Sob a curadoria de Sarah Pinnow, a exposição propõe uma mistura de suportes e linguagens tal qual a artista passeia em sua trajetória artística - cerâmica, bordado, aquarelas, objetos tridimensionais - todos a cerca da discussão sobre o controle. Lena também é a autora da ilustração Coraçon, atualmente utilizada pela El Clandestino em intervenção com sua identidade visual.

o artista /

Lena Muniz, nascida em Joinville, cresceu em Florianópolis e vive atualmente entre Curitiba e Florianópolis. Participou de algumas exposições coletivas e individuais expondo ilustrações entre 2012 e 2014 (Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro). Em 2015 realizou suas primeiras exposições individuais em espaço oficial com experiências artísticas em estruturas tridimensionais e bidimensionais em tecido, entre elas In)tensão no SESC Colombo - agosto a outubro de 2015. Participou ainda do projeto LAB, Limited Edition em Curitiba com curadoria de Arthur do Carmo e participa como artista da Galeria Soma CWB, espaço autônomo de arte. Trabalha com cerâmica, tecidos, aquarelas, pintura e bordados. Em 2016 – 17 de março - tem exposição agendada em Joinville na Galeria El Clandestino com curadoria de Sarah Pinnow com o trabalho “Experiência acumulada em nós”. Cursou especialização em Poéticas Visuais na EMBAP de Curitiba (2015) e ministra cursos e workshops de bordados confessionais.

voltar para exposições