#10 PELE - JÉSSICA DA LUZ

16 de junho à 26 de junho de 2015

P E L E é um projeto fotográfico da formanda em Fotografia pela Univille Jéssica da Luz. “Jéssica chegou à galeria com o material todo pronto e muito bem embasado. A pesquisa é muito interessante, pois ela visitou diversos abrigos de animais e remontou as fotos documentais com pessoas. A exposição é questionadora e reflexiva e instiga o espectador a colocar-se no lugar dos animais”, conta Sarah Pinnow, da El Clandestino.  A exposição fotográfica apresenta uma série documental com animais em paralelo à uma série artística com pessoas, constituindo uma unidade conceitual da qual retrata a unicidade de cada ser, o valor da vida - em todas suas formas, a transgressão da ética e a sensibilidade que se ausenta. O projeto tem por intuito sensibilizar por meio de uma coleção imagética da realidade, trazendo a fotografia em documento e arte como uma outra maneira das pessoas olharem para tal e estabelecerem uma linha de igualdade no quesito vida.

A composição visual foi embasada em referenciais de uma aura em cena que pudessem fazer jus àquilo que o tema aborda: abandono, maus tratos, rejeição, preconceito, negligência... Tudo isso através das cores neutras/fechadas enfatizando a tristeza que carrega, ângulos mais abertos valorizando a relação objeto-cenografia, materialização em papel fotográfico em formato quadrangular e suporte de papelão em tamanhos diversos, ambos remetendo ao abandono. Cada detalhe foi pensado para reforçar a linguagem visual imposta à série, bem como seu propósito de sensibilizar o receptor, ajudando-o a ver, se envolver e sentir sobre o outro. Sofrimento é grito, perceba!

a artista /

Jéssica da Luz Uliano tem 20 anos, é estudante de fotografia na Univille e nasceu em Joinville. Participou de diversas exposições fotográficas -  projeto fotográfico no shopping Mueller Tema: A Rua. Título/Abordagem: Ausência. Ano: 2014; Exposição de projeto fotográfico no shopping Mueller Tema: Parâmetros de Beleza e Saúde. Título: Traços de Personalidade. Ano: 2015; Exposição de projeto fotográfico no shopping Garten Tema: Dança. Título/Abordagem: Olhares. Momentos. Fragmentos. Ano: 2014; Exposição de projeto fotográfico fine art no Teatro Juarez Machado Tema: Autorreferência. Título/Abordagem: Peixes. Ano: 2014/2015

voltar para exposições