#15 joinville de serra e mar - daniel machado /

16 à 26 de Fevereiro de 2016

A exposição que reabre à galeria, no próximo dia 16 de fevereiro, é um convite à um olhar diferenciado sobre a cidade em que se localiza. “Fechamos o ano passado com a exposição do Amandos, que também propunha uma visão poética e nostálgica sobre a cidade. Amamos Joinville e a exposição do Daniel veio de encontro com o que queríamos para este recomeço” afirma João Guilherme.

Pós Graduado em Fotografia pela Universidade Positivo de Curitiba e Bacharel em Design pela Universidade da Região de Joinville (Univille), Daniel Machado é fotógrafo desde 2007, quando iniciou carreira atuando em campanhas da própria Univille.

A exposição Joinville de Serra e Mar é um projeto contemplado pelo SIMDEC 2014 e tem curadoria de  Alena Rizi Marmo Jahn. Segundo a curadora, Daniel Machado deu forma a essa exposição contemplada pelos vestígios materiais e imateriais de dois universos culturais distintos - as regiões de serra e de mar de Joinville - capturados pela câmera e fixados no tempo através da foto. Paisagens, pessoas, objetos, funcionam como testemunhos mudos do único momento de existência possível, o tempo presente, e que agora já é passado, passado esse fixo no papel.

Ao contemplar a exposição, que irá itinerar também pelos lugares fotografados, a saber, Rio do Julio, Jardim Iririú, Espinheiros, Baía da Babitonga e Serra Dona Francisca, o público terá contato não apenas com as belezas naturais da paisagem rural, mas também com os moradores e com os seus modos de ser, de fazer e de viver. Realizar a exposição nos lugares que a motivaram, tanto é uma forma de devolutiva às pessoas que generosamente contribuíram para o desenvolvimento dessa experiência fotográfica, como também de obter retorno acerca de suas impressões. A curadora afirma ainda que o resultado dessa investigação será futuramente organizada em formato de livro.

Apesar de seu caráter documental, evidenciado nas imagens pela riqueza de detalhes e pela escolha do preto e branco, percebe-se claramente, através da composição, do recorte e da iluminação, uma preocupação também poética na construção das mesmas: paixão e perícia a um só tempo. E através desse conjunto, cuja organização foi pensada a partir de assuntos suscitados pelas próprias fotos, Daniel cria a sua própria narrativa, também embasada por longas e ricas conversas com os moradores das regiões fotografadas.

A exposição conta com mais de 60 fotografias, que poderão ser adquiridas pelo público, impressas em papel Canson Rag Photographique 310 (Fine Art), em série limitada de 10 reproduções por imagem.

o artista /

Daniel Machado atualmente atua na área da fotografia publicitária, moda e retratos além de lecionar fotografia em cursos superiores da Univille.

serviço /

O quê: Reabertura El Clandestino galeria de arte + Exposição Joinville de Serra e Mar
Onde: El Clandestino Galeria de Arte – Rua Ministro Calógeras, 287 – Centro
Quando: 16 a 26 de fevereiro de 2016
Vernissage: 16 de fevereiro  – das 19h às 22h
Horário de visitação: segunda à sexta, das 14h às 18h
Informações: (47) 3025.5774 / 9964.5414

voltar para exposições